TRAJETÓRIA

ANASTÁCIA



Cantora e compositora, nasceu em Recife, no bairro da Macaxeira. Em 1960, com a inauguração da TV Jornal, o rádio perdia seu espaço e os programas de auditório começaram a desaparecer, foi então que Lucinete Ferreira, rumou para São Paulo.
Chegando em São Paulo, conheceu Venâncio e Corumba , uma dupla de repentistas nordestinos, e Venâncio a levou para fazer um teste na gravadora Chantecler. Logo foi contratada para fazer um compacto duplo, e em seguida, seu primeiro LP, que já saiu com o peseudônimo ANASTÁCIA .
O primeiro LP estourou no Nordeste com a música "UAI UAI" de autoria da dupla Venâncio e Corumba.
Anastácia já gravou cerca de 45 discos, sendo 02 compactos, e várias participações em discos de colegas.
Como compositora de mais de 500 músicas, teve obras gravadas por vários intérpretes, como Luiz Gonzaga, Marinêz, Clemilda, Genival Lacerda, Dominguinhos, Gilberto Gil, Gal Costa, Nana Caymmi, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Paula Toller, Angela Maria, Claudia Barroso, Emílio Santiago, Waldick Soriano, Nalva Aguiar, Carmem Silva, Nazaré Pereira, Nara Leão, Fernando Mendes, Paul Mauriart, Timmy Thomas, Zezé de Camargo e Luciano, Dóris Monteiro, Glória Rios, Trio Nordestino, Ornella Vanoni, Nicole Croisille, e tantos outros.
Participou de eventos importantes como AProjeto Pixinguinha com Jáckson do pandeiro e Oswaldinho do Acordeon, Projeto Seis e Meias com Jorge Mello e Zé do Norte, Festival de Itaúnas, Virada Cultural, Projeto Adoniran entre outros, e ainda apresentou vários programas de rádio em São Paulo.
Anastácia continua viajando por todo o Brasil, cantando forró e contando seus causos, e compondo
Conhecer o trabalho de Anastácia é conhecer um pedaço do Nordeste e da cultura musical dessa região tão rica em arte.
Neste ano de 2010 foi a homenageada no São João de Recife, juntamente com Humberto Teixeira, este já falecido e representado por sua família.
Em dezembro do mesmo ano, participou da homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, na cidade de Exu, juntamente com Dominguinhos, Elba Ramalho e vários outros artistas.
Em 2011, Anastácia participou do Carnaval da Globo Nordeste, ao lado de Elba Ramalho, há 50 anos, Anastácia não participava do Carnaval pernambucano e ficou emocionada com o convite de participar de um programa especial sobre o tema. “Quando recebi o convite, fiquei com medo de não dar conta, pois já fazia muito tempo que não participava dessa grande festa. Fiquei tão emocionada que acabei compondo uma canção”, contou.“Recife, eu quero você” é o nome da música que fala da saudade da cidade - Anastácia apresentou a canção ao público pela primeira vez no programa da Globo Nordeste.